
D. Nuno Almeida
Bispo de Bragança-Miranda e CELF
Queridos jovens, peregrinos!
Procurai manter bem acesa a chama da esperança para que tenhais a coragem de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. Que este Jubileu, num tempo como o nosso de tanta violência e incerteza, possa favorecer um clima de esperança, confiança e de fraternidade, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência. Sois “Peregrinos de Esperança” se cultivardes o sentido de fraternidade universal, não fechando os olhos diante dos dramas atuais, multiplicando gestos e palavras de paz e bem! O Jubileu recorda-nos que serão «chamados filhos de Deus» todos aqueles que se fazem «construtores de paz» (Mt 5, 9). Que o Jubileu seja ocasião para vos tornardes ainda mais protagonistas de uma renovada pastoral dos jovens, acompanhando ao jeito de Jesus Cristo no caminho de Emaús, os adolescentes, os estudantes, os namorados, todas as jovens gerações! Queridos jovens, neste Jubileu, sede semeadores de alegria e esperança na igreja e do mundo!
PROGRAMA |30JUL2025
A ESPERANÇA EM CADA PASSO
No coração do Jubileu dos Jovens, o Encontro dos Peregrinos Portugueses nasce como expressão viva do lema que nos guia: "A esperança em cada passo." Este momento especial será um tempo de comunhão, oração e alegria fraterna, onde os jovens de todas as dioceses de Portugal se encontrarão em Roma para celebrar a fé, partilhar o caminho percorrido e renovar o compromisso de ser sinal de esperança no mundo. Cada gesto, cada palavra e cada passo dado neste encontro traduzem a certeza de que Cristo caminha connosco e nos envia, com alegria, a anunciar a esperança que nos habita.
30JUL2025
QUA 9:00 e 11:30
BASÍLICA S. PAULO EXTRAMUROS
EUCARISTIA E PASSAGEM PELA
Nesta Eucaristia em S. Paulo Extramuros, celebramos a fé que nos une e a esperança que nos envia, com os olhos no Evangelho e os pés no caminho.Os peregrinos portugueses são convidados a viver um dos gestos mais significativos do Jubileu: a passagem pela Porta Santa desta Basílica Papal. Com o coração aberto e os pés em peregrinação, cada jovem atravessa este sinal de graça como quem renova o caminho da fé, deixando-se envolver pela misericórdia de Deus e levando consigo a esperança que transforma. É um passo solene e simples, que une o passado de tantos crentes ao presente de quem ousa continuar, com Cristo, a caminhar.

DIÁLOGO COM A CIDADE | IGREJAS DOS CARDEAIS
Em Dialogo con la città, cada passo dado pelas ruas de Roma ao encontro das igrejas dedicadas aos Cardeais Portugueses, não é apenas uma viagem física, mas um testemunho da confiança num futuro iluminado pela presença de Deus.

IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES
Via dei Portoghesi, 2, zona de Campo Marzio https://maps.app.goo.gl/biYLqEojsczkNRoa7
Cardeal D. Manuel Clemente
30JUL2025
QUA 16:00
MÚSICA
Rute Martins
Meia lua numa clave de fé


Cardeal D. António Marto
28JUL2025 a 4AGO2025
Relíquias do jovem beato Pier Giorgio Frassati

* Entrada condicionada às regras e horários da Basílica.

Cardeal D. Tolentino Mendonça
30JUL2025
QUA 15:00
ORAÇÃO
REZA OS TEUS OLHOS
FOCOS DE ESPERANÇA
“Em vez de ter medos, tenham sonhos. Deus é aliado dos vossos sonhos mais belos"
D. Tolentino Mendonça, Fátima, 13 de maio de 2021
Duração aprox. 40 min. Entrada com pulseira e limitada ao espaço existente.

BASÍLICA DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA NA VIA MERULANA
Via Merulana, entre Santa Maria Maggiore e São João de Latrão
Cardeal D. Américo Aguiar
30JUL2025
QUA 15:00-18:00
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
CONTINUAR ESTE MAR DE ALEGRIA
Fotografia Bárbara Vitória
Esta exposição é um convite a navegar por esse mar dos DND’s e JMJ 2023 — reviver os gestos, os cânticos, os abraços e os silêncios. Mas é, acima de tudo, um apelo a continuar: a continuar a acolher, a celebrar, a caminhar juntos.
Entrada com pulseira e limitada ao espaço existente.
30JUL2025
QUA 17:00
CONCERTO ORAÇÃO
Pe. Duarte Rosado
Isaias e a Fragilidade

Duração aprox. 45 min.Entrada com pulseira e limitada ao espaço existente.
Duração aprox. 40 min.Entrada com pulseira e limitada ao espaço existente.
ORAÇÃO
CLICK TO PRAY
De 28 de julho a 3 de agosto, a Click To Pray, aplicação oficial de oração do Papa, disponibilizará diariamente três orações dedicadas ao Jubileu dos Jovens. Estas orações foram redigidas por sete jovens portugueses de diferentes regiões do país, no âmbito de uma parceria entre a Rede Mundial de Oração do Papa (obra pontifícia que tutela a Click To Pray) e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. As orações estão traduzidas em várias línguas: espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, chinês e coreano.
30JUL2025
1AGO2025
2AGO2025
OLHAR O DIA com o Pe. Vitor Gonçalves




Roma com Coração Português
Guia do Peregrino na Città Eterna
Sabias que, quando o Papa nomeia um cardeal, além do barrete e do anel cardinalício, também lhe é atribuída uma igreja em Roma?
É um gesto simbólico mas cheio de significado: mostra a ligação especial entre o Papa e os cardeais, e lembra-nos que a Igreja é uma só, espalhada por todo o mundo.
Neste pequeno guia, queremos levar-te a descobrir as quatro igrejas romanas associadas aos cardeais portugueses nomeados pelo Papa Francisco.
E, claro, já que estás em Roma, aproveita para mergulhar no espírito do Jubileu dos Jovens e deixa-te surpreender pela beleza desta cidade cheia de fé, história e encanto.
Ao longo do percurso, vais encontrar sugestões de visita (algumas com entrada gratuita, outras não e até com reserva 📝), curiosidades portuguesas, e momentos perfeitos para parar, rezar e contemplar.
Ah, e não te esqueças de passar pelas quatro Portas Santas que estão abertas durante o Jubileu, nas grandes Basílicas Papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
Não tens de seguir este roteiro à risca — o mais importante é viver esta peregrinação com o coração aberto à alegria e esperança características desta festa que é o Jubileu.
Spoiler alert: vais querer voltar.
Fun fact português: em Itália existe uma expressão curiosa ligada aos portugueses: "fare il portoghese", ou seja, "fazer à portuguesa". Usam-na para descrever quem entra em festas sem ser convidado, vai ao restaurante ou ao café e sai sem pagar a conta ou utiliza transportes sem pagar bilhete. De onde vem isto? A origem remonta há mais de 500 anos, quando o Papa Leão X foi eleito. Para celebrar, o rei D. Manuel I enviou uma comitiva de luxo: joias e animais exóticos e o Papa ficou tão impressionado que ordenou que os portugueses tivessem entrada livre em todas as festas e tabernas. Conta-se que muitos romanos, sabendo do sucedido, se faziam passar por portugueses (fare il portoghese) para usufruírem daquela cortesia que só aos portugueses era reservada.
A inscrição no Jubileu não permite entrar gratuitamente em todos os espaços, mas existem muitos lugares gratuitos que podes visitar e usufruir dos transportes públicos. Aproveita!
IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES
D. MANUEL CLEMENTE
Via dei Portoghesi, 2, zona de Campo Marzio https://maps.app.goo.gl/biYLqEojsczkNRoa7
DEDICADA a Santo António de Lisboa (também conhecido como Santo António de Pádua, esta é a igreja nacional dos portugueses em Roma e o maior símbolo da nossa presença na cidade eterna.Nasceu da vontade do Cardeal D. Antão Martins de Chaves, que percebeu a necessidade de criar um espaço de acolhimento e oração para os muitos peregrinos portugueses que por aqui passavam.Em 1963, o Papa Paulo VI visitou esta igreja e disse:"Foi, portanto, com grande júbilo, que fizemos esta visita a uma Igreja dedicada a um Santo tão popular, cuja devoção vincula os fieis portugueses e italianos: Santo António de Lisboa – Santo António de Pádua..."Cardeal titular D.
MANUEL CLEMENTE, patriarca emérito de Lisboa, foi criado cardeal 14 de fevereiro de 2015, pelo Papa Francisco, que acolheu na JMJ 2023A biografia oficial divulgada pelo Vaticano, nessa data, sublinhava a “presença ativa” do cardeal-patriarca na ação da Igreja Católica nas duas maiores cidades portuguesas, recordando a sua missão como bispo do Porto.Para além das principais datas da vida do cardeal, nascido a 16 de julho de 1948, a Santa Sé assinalava o trabalho na área da História Religiosa e a colaboração com vários meios de comunicação social, incluindo o programa ECCLESIA (RTP2). “Pelo seu compromisso cívico em defesa do diálogo e da tolerância e contra a exclusão social, recebeu distinções e reconhecimentos, entre os quais o Prémio Pessoa de 2009 e a grã-cruz da Ordem de Cristo (2010)”.Fonte: Agência Ecclesia
O QUE VISITAR POR PERTO
- Instituto Português de Santo António (IPSAR) 📝| Mesmo ao lado da igreja!
Promove a cultura e a língua portuguesa em Roma. A biblioteca tem mais de 30 mil livros, incluindo a primeira edição de “Os Sermões” do Padre António Vieira.
- Piazza Navona | 5 minutos a pé
Uma das praças mais icónicas de Roma e tem três fontes que, segundo a história, o Papa Inocêncio X iniciou a tradição de todos os verões deixaram as fontes encher para que as pessoas pudessem tomar banho. Aproveita aqui para visitar a igreja de Sant’Agnese in Agone e a de Oratorio dei Filippini, cuja Biblioteca Vallicelliana foi fundada pelo escritor português Aquiles Estaço.
Panteão | 7 minutos pé | Entrada paga Tem quase 2.000 anos e a maior cúpula do mundo. Foi templo romano para homenagear os deuses e agora é igreja cristã desde o século VI. Já reparaste na dimensão dos pilares que estão na entrada? Eles vieram do Egito, imagina!
Tenta abraçar um e vais precisar de, pelo menos, três pessoas de mãos dadas para conseguir rodear um!
Igreja de Sant’Ignazio di Loyola | 10 minutos a pé | 3 minutos a pé do Panteão
Construída em homenagem ao fundador da Companhia de Jesus, é conhecida também pelo “teto que engana”, pois parece ter uma cúpula, que na verdade é pintura. Já agora, aproveita o espelho que está no centro da igreja para tirar uma selfie emoldurada pelas obras de arte que adornam o teto.
Castelo Sant'Angelo | 10 minutos a pé | Entrada paga
O Mausoléu do Imperador Adriano foi fortaleza, prisão e até um refúgio e uma residência papal. Atravessa a ponte Sant’Angelo para lá chegar e ao longo da ponte poderás admirar os dez anjos concebidos pelo artista Gian Lorenzo Bernini, que representam as fases da paixão de Jesus Cristo.
Igreja de Gesù | 13 minutos a pé
Primeira igreja jesuíta de Roma, é a igreja mãe da Companhia de Jesus. No interior, poderás rezar na Capela de Santo Inácio de Loyola, onde o santo está sepultado.
Basílica de São Pedro | Porta Santa | 25 minutos a pé
Porta Santa aberta! Dentro da basílica, são muitos os artefactos históricos e obras de arte emblemáticas que podes contemplar, pelo que indicamos alguns para que não te escapem da vista:
-
ogo na entrada, no lado direito encontras a escultura “Pietà”, de Michelangelo, da Virgem Maria a segurar o corpo de Jesus Cristo depois de ter sido crucificado e que foi esculpida a partir de um único bloco de mármore
-
junto à escultura “Pietá”, na Capela de São Sebastião, está sepultado o São João Paulo II
-
olha para o chão da nave central da basílica, neste encontrarás marcas que comparam o tamanho da basílica com o de outras igrejas do mundo
-
a Cúpula de Michelangelo Buonarroti
-
o Altar Papal, situado no centro da basílica
-
o Baldacchino de Bernini, uma estrutura de bronze composta por quatro colunas, oferecida pelo rei Henrique IV de França, que está no altar
-
a Cátedra de São Pedro, o trono que o apóstolo de Jesus terá utilizado
-
o túmulo de São Pedro está no piso inferior, numa zona chamada de Necrópole Vaticana | Entrada paga
-
a cúpula de São Pedro: sobe os 551 degraus se tiveres pernas!
Fun fact português: Na Praça de São Pedro, olha bem para a colunata: vais encontrar estátuas de quatro santos ligados a Portugal: Rainha Santa Isabel, Santo António, S. Francisco Xavier e S. Vicente.
E dentro da basílica, a estátua de S. Francisco de Assis, oferecida por Portugal no século XVIII.
Museus do Vaticano | 35 minutos a pé | Entrada paga | Distância até à Basílica de Santa Maria Sopra Minerva: 10 minutos a pé
Com perto de 70.000 obras de arte, incluindo a famosa Capela Sistina, com o teto pintado por Michelangelo. É nesta capela que se realiza o conclave que elege os Papas.
BASÍLICA DE SANTA MARIA SOPRA MINERVA
CARDEAL D. ANTÓNIO MARTO
Ao lado do Panteão
ESTA É A ÚNICA grande igreja gótica de Roma, construída sobre as ruínas de templos dedicados a Minerva, Ísis e Serápis. O nome "Sopra Minerva" (sobre Minerva) reflete essa história. A basílica abriga os restos mortais de Santa Catarina de Sena (apenas o corpo, a cabeça está em Sena), padroeira de Roma, Itália e da Europa, sob o altar principal. Além disso, encontra-se o túmulo do Beato Angélico, proclamado padroeiro dos artistas pelo Papa João Paulo II em 1984.No seu interior, destaca-se a escultura "Cristo Redentor" de Michelangelo e no exterior encontrarás o "Pulcino della Minerva", uma escultura de um elefante projetada por Gian Lorenzo Bernini que serve de base a um obelisco egípcio, que representa a ideia que a sabedoria (o elefante) sustenta o conhecimento (o obelisco egípcio, antigo símbolo de sabedoria divina).
D. ANTÓNIO MARTO, bispo emérito de Leiria-Fátima, foi criado cardeal pelo Papa Francisco a 28 de junho de 2018.António Augusto dos Santos Marto nasceu a 5 de maio de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves, Diocese de Vila Real; foi ordenado padre em Roma, em 1971 e a 10 de novembro de 2000 foi nomeado bispo auxiliar de Braga, pelo Papa João Paulo II, tendo passado pela Diocese de Viseu antes de ser escolhido por Bento XVI, em 2006, como bispo de Leiria-Fátima, onde o acolheu, na visita oficial de 2010, bem como ao Papa Francisco, em 2017.Fonte: Agência Ecclesia
SOBRE A IGREJA
Fun fact português: na mesma praça onde está a basílica, a Piazza della Minerva, destaca-se o Palazzo Fonseca a Pigna, um edifício barroco construído no século XVII, que foi propriedade de uma família portuguesa.
O que visitar por perto:
Panteão | 2 minutos a pé | Entrada paga
Igreja de Sant’Ignazio di Loyola | 5 minutos a pé
Fontana di Trevi | 10 minutos a pé
Chamada assim, “di Trevi”, três vias, pois é o ponto de encontro de três ruas. Atira uma moeda e garante o teu regresso a Roma. Funciona? Só há uma maneira de saber.
Campo de' Fiori | 10 minutos a pé
Campo de’ Fiori quer dizer mesmo isso: “campo de flores”. É uma praça onde todas as manhãs acontece um mercado tradicional. Ideal para uma pausa e aproveitar para provar iguarias e doces tradicionais.
Igreja de Gesù | 11 minutos a pé
Fun fact português: na praça Campo de’Fiori encontramos um prédio antigo, onde foi fundado um segundo hospício português na cidade, o da Igreja Lisbonense, igualmente com o objetivo de ajudar os peregrinos portugueses.
IGREJA DE SÃO DOMINGOS E SÃO SISTO
CARDEAL D. TOLENTINO MENDONÇA
Largo Angelicum
SITUADA no centro histórico de Roma, está ligada aos dominicanos e é a capela Universitária da Angelicum, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino. Na fachada podes ver quatro estátuas: São Tomás de Aquino, São Pedro de Verona, São Domingos e São Sisto II.
D. TOLENTINO MENDONÇA, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação nasceu em Machico (Diocese do Funchal) em 1965 e foi ordenado padre em 1990 e bispo a 28 de julho de 2018; é doutorado em Teologia Bíblica, tendo desempenhado, entre outras funções, os cargos de reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, de diretor da Faculdade de Teologia da UCP e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.Foi criado cardeal pelo Papa Francisco, a 5 de outubro de 2019.Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.Fonte: Agência Ecclesia
O que visitar por perto:
Fórum Romano | 8 minutos a pé | Entrada pagaCoração da Roma Antiga, onde a história ganha vida, era onde acontecia a vida pública e religiosa
Igreja de Gesu | 11 minutos a pé
Fontana di Trevi | 12 minutos a pé
Coliseu | 15-20 minutos a pé | Entrada paga
O icónico anfiteatro, que há muitos anos atrás era o palco dos gladiadores. Nos dias de hoje, é onde decorre a Via Crucis na Sexta-feira Santa, presidida pelo Papa.Fun fact português: O primeiro sinal da presença portuguesa em Roma fica perto do Coliseu, no bairro Monti, no cruzamento da Via dei Serpenti com a Via Baccina. Ali, D. Guiomar de Lisboa fundou o primeiro hospício para peregrinos portugueses, inicialmente,para dar apoio às mulheres portuguesas que chegavam à cidade. Ainda conseguimos ver o brasão de Portugal e uma inscrição na parede, dedicada a Santo António dos Portugueses.
Procura-a!
BASÍLICA DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA NA VIA MERULANA
CARDEAL D. AMÉRICO AGUIAR
Via Merulana, entre Santa Maria Maggiore e São João de Latrão
ESTA BASÍLICA foi projetada para a Ordem dos Frades Menores, os Franciscanos, dedicada a Santo António de Pádua, também conhecido como Santo António de Lisboa.No topo da escadaria encontra-se uma estátua de Santo António com o Menino Jesus ao colo.
D. AMÉRICO AGUIAR, natural da Diocese do Porto, nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; foi presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.Foi ordenado bispo a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, Porto, sob a presidência do então patriarca de Lisboa, cardeal D. Manuel Clemente.Presidiu à Fundação JMJ Lisboa 2023 e foi nomeado bispo de Setúbal, a 21 de setembro desse ano; a criação cardinalícia aconteceu no conclave de 30 de setembro de 2023.
O que visitar por perto:
Basílica de São João de Latrão | Porta Santa | 10 minutos a pé
Vem conhecer a igreja considerada a “Mãe de todas as Igrejas do mundo”, a igreja do Papa, a catedral de Roma. Ao passares a Porta Santa, entras num lugar majestoso, onde se encontra a Cátedra Papal, ou seja, o trono reservado ao Bispo de Roma.
Antes de entrares, repara no obelisco gigante, um pilar de pedra, um dos mais antigos do mundo, original do templo de Karnak, no Egipto e foi trazido para Roma. Também as portas gigantes de bronze são originais do Fórum Romano.
Scala Santa (Escada Santa) | junto à Basílica de São João de Latrão
Sobe as Escadas Sagradas de joelhos que, segundo a tradição, Jesus subiu durante o julgamento por Pôncio Pilatos.
Basílica de Santa Maria Maggiore | Porta Santa | 15 minutos a pé
É a igreja mais antiga dedicada a Maria, Mãe de Jesus e no Jubileu um ponto obrigatório de passagem. Na entrada principal, à esquerda, encontras a Porta Santa.
No interior, poderás visitar o túmulo do Papa Francisco e o seu amado ícone do Salus Populi Romani, imagem característica da Jornada Mundial da Juventude.
Diz-se que na cripta estão fragmentos de madeira do berço de Jesus.
Basílica de São Paulo Fora dos Muros | Porta Santa | 1h10 minutos a pé / 30 minutos de transporte público
É uma das basílicas mais afastadas do centro da cidade, como o próprio nome indica, está localizada fora dos antigos muros da cidade. Se repara
Aqui encontras outra Porta Santa e o túmulo de São Paulo. Na parte superior das paredes estão os retratos de todos os Papas ao longo da história. Dizem que quando acabarem os espaços para colocar o retrato do Papa, o mundo acaba.